Loading...

O Mindset do Empreendedor Visionário

O empreendedor visionário é aquele que sonha e tenta transformar em realidade tudo aquilo que as pessoas dificilmente acreditam que possa ser feito. Ele segue uma ideologia, uma política e uma fórmula de alguma das ciências do conhecimento humano para mudar o mundo e a forma de ser do próprio homem.

A visão empreendedora

Ter visão é como sonhar acordado, mas que o empreendedor se apodera desse sonho e o transforma em realidade, desenvolvendo uma ideia, um projeto, independente das limitações dos seus recursos e das suas possibilidades. Ele sabe que a oportunidade está justamente onde a maioria das pessoas só enxergam problemas. Ele percebe possibilidades daquilo que parece ser impossível de se realizar e inspira pensamentos inovadores.

É a visão que faz o empreendedor ficar sempre alerta para aproveitar as oportunidades e fazê-lo ver, além do horizonte, como o mundo poderá ser no futuro. E por isso não se deixa levar pela acomodação, porque sabe que as razões que o fez vencer no passado não necessariamente vão continuar lhe conduzindo para o sucesso. Ele sabe que depois do sucesso vem o fracasso e se ele não se dedicar, corre o sério risco de viver grandes derrotas no futuro.

Tudo acontece pelo resultado de uma decisão corajosa

Quem precisa de uma vida regrada, receber um salário “garantido” todo mês e horários certos, nunca poderá ser um empreendedor. O empreendedor visionário assume riscos calculados e tem a capacidade de conviver com os revezes, com as perdas e o sofrimento. Tudo acontece pelo resultado de uma decisão corajosa.

De nada adianta o empreendedor ter visão se ele não tem coragem para pôr em prática o seu projeto, a sua ideia. Como diria Ambrose Redmoon:

Coragem não é a ausência de medo, mas sim o julgamento de que algo é mais importante do que o medo.

Para se tornar um empreendedor é preciso ter coragem para rever as suas convicções, abandonar as suas antigas ideias, aceitar os novos valores, sair da sua zona de conforto e se inserir à uma nova realidade, buscando novas habilidades e novos conhecimentos.

A competência do empreendedor visionário

Com o domínio dos instrumentos do conhecimento, aprenderemos a compreender o mundo que nos cerca. Não apenas para adquirir conhecimentos, mas para despertar o nosso desejo de desenvolver, a vontade de aprender e de querer saber mais e melhor, elevando a nossa capacidade de construir com opinião própria e pensamento crítico.

O conhecimento humano é diverso e evolui de forma infinita e é inútil tentar conhecer tudo. Portanto, especializar-se em alguma área do conhecimento é importante, mas não podemos excluir as outras.  É preciso abrir-se para outras linguagens e criar novos campos para a nossa própria formação cultural, semeando uma verdadeira sinergia entre elas.

Importante salientar que, adquirir e transmitir informações, por si só, não basta. É preciso saber interpretá-las, e selecioná-las a fim de refazer a sua própria opinião mediante os novos fatos e informações, utilizando-se, de forma construtiva, sua visão crítica, para transformar em realidade o seu sonho, tornando-se o criador da sua própria história.

2018-03-24T09:00:25-03:00 By |Categories: Como Empreender, Mentalidade Empreendedora|0 Comments

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário